Programa de Empoderamento das Organizações da
Economia Social
A distinção do Programa de Empoderamento das Organizações da Economia Social reconhece e valida o serviço prestado pela sua organização.
A Economia Social prima pela implementação de processos de melhoria contínua, assim como em tornar o setor social mais eficiente e sustentável.
Quais os princípios e valores que se pretendem transmitir?
Excelência
Compromisso com um elevado grau de qualidade na entrega de formação, garantindo a atualização contínua de todos os conteúdos e que os mesmos se baseiem nas melhores práticas existentes.
Integridade
Manter, em toda a atividade formativa, elevados padrões éticos e profissionais, primando pela transparência e seriedade em todas as interações com os demais.
Inovação
Abertura na inclusão de novas ideias e abordagens, incorporando fatores que possam melhorar a eficácia e a relevância da formação.
Apoio contínuo
Disponibilizar suporte contínuo a todos os envolvidos, tanto durante quanto após a conclusão dos diferentes programas de formação, no sentido de assegurar a implementação eficaz dos conhecimentos adquiridos.
Ações de formação PEOES
Para que se implemente um projeto focado no empoderamento das organizações da Economia Social, é essencial identificar diversas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCDs) que abranjam uma ampla gama de competências, como sejam técnicas de prestação de cuidados, competências de comunicação, a incorporação de princípios éticos entre outras consideradas determinantes. Integrar UFCDs com estas características proporcionará o desenvolvimento de um percurso formativo abrangente, diversificado e de qualidade, munindo todos os profissionais de competências chave na prestação de serviços de qualidade centrados nos próprios beneficiários diretos e indiretos.
50H
Foco em técnicas de higiene pessoal e conforto, essenciais para garantir o bem-estar físico dos utentes.
50H
Formação básica em primeiros socorros para responder adequadamente a emergências de saúde.
50H
Foco no reconhecimento e apoio a utentes com necessidades de saúde mental, promovendo uma abordagem holística aos cuidados.
50H
Desenvolvimento de habilidades de comunicação eficazes e empáticas, essenciais para a humanização dos cuidados.
50H
Formação em ética profissional e deontologia, garantindo que os cuidadores ajam de acordo com princípios éticos sólidos.
50H
Abordagem de cuidados paliativos, fundamental para proporcionar conforto e qualidade de vida aos utentes em fases finais da vida.
50H
Identificar especificidades do desenvolvimento da criança e identificar fatores que o possam condicionar.
50H
Ensinamentos sobre como cuidar adequadamente de utentes, abordando suas necessidades específicas.
25H
Promoção de práticas e atividades que incentivem um envelhecimento saudável e ativo.
Que cursos se encontram disponíveis no sentido de capacitar a sua organização?
Beneficios para a sua organização
Diferenciação
Diferencie a sua organização com a inclusão de capital humano devidamente capacitado
Selo PEOES
Partilhe junto de todos os interessados que a sua organização integra uma equipa com elevado nível de competências
Formação Continua
Garanta a melhor oferta formativa contínua para os quadros de recursos humanos da sua organização
Para que possa usufruir do Programa de Empoderamento das Organizações da Economia Social, a sua organização deve preencher os seguintes requisitos:
- Deter personalidade jurídica enquadrada no setor da Economia Social;
- Realizar, no mínimo, 50 horas de formação base constituída por 2 UFCD’s inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, previamente selecionadas pelo CEIS em conjunto com a organização da Economia Social;
- Garantir que, pelo menos, 50% dos trabalhadores da organização realizam as UFCD’s definidas no Programa;
- Assumir o envolvimento ativo de, pelo menos, um elemento do Conselho de Administração e este frequentar, no mínimo, uma UFCD da área da Gestão, Desenvolvimento Pessoal, Sustentabilidade e/ou outras semelhantes;
- Realizar, de forma trienal, uma atualização do Programa optando por 50 horas/ano/UFCD, inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações, previamente selecionadas pelo CEIS em conjunto com organização da Economia Social;
A DISTINÇÃO COM O SELO PEOES RECONHECE E VALIDA O SERVIÇO PRESTADO PELA SUA ORGANIZAÇÃO.
O Selo PEOES pretende que as organizações, detentoras do mesmo, se diferenciem das demais por apresentarem um elevado grau de qualidade e exigência na prestação dos seus serviços junto dos principais beneficiários, assim como pelo seu impacto transformador que desenvolve na comunidade envolvente.