Comunicação institucional – UFCD 5441
![um-dia-no-escritorio-de-uma-agencia-de-viagens um-dia-no-escritorio-de-uma-agencia-de-viagens](https://ceis.pt/wp-content/uploads/2024/01/um-dia-no-escritorio-de-uma-agencia-de-viagens.jpg)
Modalidade a distância
Objetivos
- Identificar a estratégia de comunicação adequada à estratégia da empresa.
- Identificar as áreas de intervenção.
- Explicar a interligação da comunicação com as outras funções da empresa.
- Identificar os processos de gestão da comunicação na empresa.
Conteúdos
Gestão da comunicação nas organizações
- A estratégia de comunicação ao serviço da empresa
- Áreas de Intervenção: Comunicação Institucional vs. Comunicação Marketing
- A Interligação da Comunicação com outras funções da empresa
- Actuação em Comunicação nas Empresas
- Sistemas de Informação
- Investigação de Base
- Detecção de Problemas
- Detecção de Necessidades
- Planeamento Anual
- Planeamento de Campanhas
- Gestão de Campanhas e de Projetos de Comunicação
- Processos da Gestão da Comunicação (Reporting, Monitoring e Controlling)
Imagem da empresa
- Porque trabalhar a imagem?
- O que é a identidade corporativa?
- Elementos
- Regras para a criação
- Imagem de empresa e imagem de produto
- A imagem e os stakeholders
- O papel da comunicação e do Marketing na formação da imagem
Marca
- A marca: valor e importância
- A identidade visual da marca
- A sustentação da marca