ES FORMADOR
O Reconhecimento ES FORMADOR é uma iniciativa do CEIS para valorizar e distinguir os profissionais formadores na área da Economia Social. Este reconhecimento certifica as suas qualificações, experiências e contribuições para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.
Categorias do Reconhecimento
O ES FORMADOR do CEIS pretende ser uma mais-valia no reforço da capacidade de afirmação da Economia Social junto do contexto onde os profissionais formadores desenvolvem a sua atividade. Os profissionais formadores detentores do Reconhecimento ES FORMADOR, serão reconhecidos como agentes chave determinantes para o desenvolvimento do setor.
Existe dois níveis de Reconhecimento ES FORMADOR, a saber:
- ES FORMADOR nas Organizações da Economia Social (atribuído pelo contributo, a nível nacional ou internacional, para o desenvolvimento da Economia Social)
- ES FORMADOR SÉNIOR nas Organizações da Economia Social (atribuído pela atividade exercida, por mais de 15 anos, em prol da consagração da Economia Social)
10€
- Este valor deve ser transferido a quando da candidatura, de forma a dar início ao seu processo de avaliação (deverá anexar o comprovativo de transferência no formulário de candidatura).
10€
Este valor ser-lhe-á solicitado para ser pago antes da emissão da certificação ES Formador/ ES Formador Sénior.
BIC: IGCPPTPL
IBAN: PT50 0781 0112 91120001349 11
Ao realizar a transferência guarde o comprovativo da mesma!
Emissão do primeiro certificado
Para iniciar o processo de obtenção do Reconhecimento ES FORMADOR, é necessário preencher os seguintes requisitos e formalidades:
- Desenvolver uma atividade profissional e formativa na área da Economia Social;
- Submeter a candidatura através do formulário disponibilizado pelo CEIS, exclusivamente para o efeito, incluindo a sua identificação e juntando todos os documentos exigíveis e comprovativos das vertentes relacionadas com a sua formação, qualificações, experiências e contributos profissionais. O formulário da candidatura encontra-se disponível no site do CEIS e deve ser submetido através desta plataforma;
- Indicar, se solicitado, até três referências externas que comprovem as suas qualificações, experiências e contributos.
- A submissão é processada online, através de um formulário disponibilizado para o efeito. Tendo em conta que o processo se baseia numa exposição e validação curricular, é conveniente que o potencial candidato tenha na sua posse documentos de validação, tal como o certificado de habilitações, certificados de cursos e outras informações relevantes. É, igualmente, recomendável que os potenciais candidatos consultem o Regulamento de Acesso à obtenção do Reconhecimento ES FORMADOR respetivo, para que saiba ao certo como funciona o processo de atribuição do mesmo.
- Após a receção da submissão do processo, os dados serão ser avaliados através do Sistema de Avaliação e validados por um júri, composto por membros da Comissão de Avaliação. O sistema de avaliação tem em conta a análise das variáveis de formação, da experiência profissional e das contribuições para a área da Economia Social.
- O processo de candidatura pode ser entregue em qualquer período do ano e a sua apreciação poderá demorar até 60 dias.
- O CEIS analisará a candidatura e emitirá uma decisão sobre: aprovado, aprovado com condições, reprovado, independentemente do nível candidatado.
- O Reconhecimento ES FORMADOR é vitalício e será emitido em formato digital.