Centro para a Economia e Inovação Social anuncia Academia DES e EScampus Virtual
- Área de formação Notícias
- Data 12 de Janeiro, 2024
O Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) recebeu no passado dia 12 de janeiro a visita da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Este primeiro Centro Europeu para a Economia Social, sediado na Guarda, anunciou o seu portal oficial, a plataforma EScampus Virtual, a Academia para Dirigentes e Técnicos da Economia Social e foi também revelado o Plano de Atividades do CEIS para o primeiro trimestre de 2024.
Portal Oficial do CEIS
O portal oficial do CEIS irá disponibilizar toda a informação e atividades realizadas pelo CEIS. É objetivo que este portal venha a ser uma referência e fonte de informação para profissionais, organizações e interessados na área da Economia Social.
Com uma variedade de conteúdos informativos e interativos, que contribuirão para uma maior literacia na área da Economia Social, numa segunda fase, o portal do CEIS, irá evoluir para uma plataforma colaborativa e mais inteligente, com a disponibilização de recursos baseados em Inteligência artificial.
EScampus Virtual: Educação Flexível e Acessível
A plataforma EScampus Virtual irá disponibilizar ferramentas e conteúdos online sobre Economia Social. Esta plataforma irá proporcionar a oportunidade de frequentar cursos e-learning e formações de uma forma totalmente autónoma. A plataforma irá disponibilizar um conjunto de mecanismos para que o formando possa definir o seu próprio percurso de formação.
Academia DES – Academia para Dirigentes e Técnicos da Economia Social
A criação da Academia DES é um passo importante na formação de líderes e técnicos que diariamente têm de lidar com os desafios da Economia Social. Inspirada no simbolismo do número 10 e nos valores associados aos grandes líderes da Economia Social, esta Academia visa oferecer aos dirigentes e técnicos conhecimento e ferramentas que permitam promover a inovação, liderança e responsabilidade social.
Plano de Formação para o Primeiro Trimestre
O plano de formação do CEIS previsto para o primeiro trimestre de 2024 assenta numa oferta diversificada, ajustada às necessidades formativas identificadas inicialmente pelas Famílias da Economia Social. É um plano ambicioso, que se prevê que venha a ter um impacto bastante positivo na área da Economia Social.
Ana Mendes Godinho, elogiou o trabalho da equipa, salientando que o objetivo do projeto é «encontrar formas para valorizar quem trabalha na economia social, que é um motor transformador e de desenvolvimento». A ministra referiu ainda que este desafiante projeto mostra que não há mesmo fatalidades. “É a partir do interior que se está a construir um projeto desta dimensão ibérica com ambição de ser uma referência a nível europeu”.
Nuno Silva, diretor-executivo do CEIS, referiu que foi realizado um levantamento das necessidades na Economia Social, através de contactos próximos com várias famílias da Economia Social. Nuno Silva refere que o Centro identificou como necessidade, a formação dos dirigentes e técnicos da Economia Social. “Têm cada vez mais responsabilidades e temos de capacitar quem está à frente destas instituições que muitas vezes estão em regime de voluntariado”.
O CEIS tem como objetivo formar 13 mil pessoas até 2025. Atualmente trabalham neste Centro uma equipa de 10 profissionais, mas deverá chegar aos 30 já em 2025.
Este Centro resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).
Próxima notícia