Deputados da Assembleia da República visitam CEIS na Guarda
O Centro para a Economia e inovação Social (CEIS), que se encontra sediado na Guarda e tem ação ibérica, recebeu hoje uma delegação da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão (CTSSI XVI). Esta delegação, composta por 20 deputados da Assembleia da República tem, no uso das suas atribuições, exercer as suas competências e controlo político, em diversas áreas, como por exemplo, Trabalho (incluindo as relações laborais e condições de trabalho), Políticas de Solidariedade e Segurança Social, Economia Social, setor cooperativo e voluntariado, etc.
Na visita ao CEIS a delegação teve a possibilidade de conhecer todas as atividades realizadas até ao momento pelo Centro, as plataformas digitais de suporte ao Centro e à Economia Social, conhecer as novas instalações e também saber quais os objetivos a alcançar nos próximos anos.
Pedro Pinto, Presidente do Conselho de Administração do CEIS agradeceu a visita da delegação ao CEIS, considerando que políticas de proximidade, com ações como esta no terreno, são fundamentais para todo o processo de evolução e crescimento do Centro. Para Pedro Pinto, que agradeceu o trabalho extraordinário do Diretor Executivo do CEIS, Nuno Silva, e toda a equipa do Centro, “o trabalho de qualidade que foi realizado em poucos meses, deve ser um factor de enorme orgulho, que eleva o nível da ambição, mas também aumenta a responsabilidade”.
O Presidente do Conselho de Administração do CEIS reconhece ainda a importância de um Centro desta dimensão e abrangência estar sediado na Guarda, pela proximidade que se cria com os Centros de Decisão, pelas oportunidades e pelos postos de emprego que se geram. Para Pedro Pinto, o CEIS está a trabalhar para ser um centro de excelência, de reconhecimento europeu.
Atualmente o CEIS tem 12 colaboradores, devendo chegar aos 20 no final do ano. Desde o início da atividade realizou perto de 50 ações de formação nas várias regiões do país com maior incidência na região Norte, Centro e Alentejo , 4 webinares, tendo já formado mais de 1250 formandos, estando programadas mais 100 ações de formação até o final do ano . O CEIS, que pretende ser o centro protocolar mais digital do país, disponibiliza já várias plataformas que visam aumentar a literária na área da Economia Social.
Estão também em curso vários projetos formativos, como são exemplo, o ES_Formador, Academia DES (Dirigentes e Técnicos da Economia Social), programas de capacitação para técnicos de incubadoras da Inovação social, entre outros.
O CEIS é um Centro Protocolar para a formação profissional do setor da Economia Social, outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, IP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, IP), e tem por objetivo ate ao final de 2025 qualificar 13000 trabalhadores, dirigentes e técnicos das várias entidades que fazem parte das varias organizações da Economia Social.
Tag:CEIS, economia social