O formador é um "facilitador"
A Formação Pedagógica de Formadores, homologada pelo IEFP, visa a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos, de competências e de habilidades críticas para o desempenho da atividade de formador.
O formador é um “facilitador” de aprendizagem, um estimulador à criação de novos comportamentos e atitudes, um profissional que exerce uma influência positiva e determinante nos seus formandos.
Esta modalidade, que inclui a Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as, Formação Contínua e Formação para Consultores/as, visa promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências. A meta é capacitar todos aqueles que fazem parte do mundo da formação da Economia Social com os conhecimentos e competências adequados às necessidades do setor, permitindo-lhes posteriormente transmitir esses conhecimentos a todos quantos trabalhem nesta área, assim como, recrutar novos recursos humanos para todas as atividades formativas do Centro.
Pretende-se, com este projeto, melhorar a qualidade da formação profissional através da qualificação dos recursos humanos das empresas.
Objetivos
Reforçar a qualidade da formação profissional.
Valorizar a certificação da aptidão pedagógica do formador, estimulando a mobilização das competências capazes de induzir uma relação pedagógica eficaz em diferentes contextos de aprendizagem.
Garantir uma intervenção qualificada do acesso do formador como tal, através da Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Promover a Formação Pedagógica Contínua de Formadores, salientando a sua necessidade de atualização constante e permanente, nos mais diferentes públicos onde atuam (formação presencial, distância, formação em contexto de trabalho, consultadoria formação