09:30H
Receção aos participantes
Sede da Universidades Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
10:00H
Sessão de abertura
Vereadora Sofia Athayde da Câmara Municipal de Lisboa e Luis Jacob presidente da RUTIS
SESSÃO 1 (redes locais)
10:30H
A rede de Lisboa
Dulce Mota (RUTIS) e Luisa Dornellas (SSCML)
10:45H
A rede do Porto
Dulce Mota (RUTIS) e Vereador Fernando Paulo, Educação e Coesão Social, Câmara Municipal do Porto
11:00H
A rede da A23
Carla Louro (AS do Fundão) e Sandra Vicente (AS de Penamacor)
11:15H
A rede do Oeste
Filipa Lopes (US da Nazaré) e Conceição Castelhano (US de Alcobaça)
11:30H
Debate
12:00H
Apresentação da Rede Saúde 60+
SaúdePrime
ALMOÇO
nos SSCML
SESSÃO 2 (Inovação Social e as US)
14:00H
Nuno Marques
Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo
14:30H
Isabel Batista
Centro Nacional de Cybersegurança
15:00H
Alexandra Neves
Portugal Inovação Social
15:30H
Nuno Silva
Centro para a Economia e Inovação Social
16:00H
Encerramento
Presidente dos SSCML, Bento Velhinho
Vereadora da CM de Lisboa.
É vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Lisboa do CDS Partido Popular
Formação Académica:
Vereador da CM do Porto, Pelouro da Educação e Pelouro da Coesão Social – RM
Entre variadíssimas outras funções que já desempenhou, Fernando Paulo foi administrador de várias empresas como a Águas do Douro e Paiva, SA, por exemplo; Presidente do Conselho Fiscal do IPATIMUP, Membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Português de Oncologia do Porto, do Centro Hospitalar do Porto, do Hospital de Magalhães Lemos e do Hospital Universitário de São João; Presidente do Conselho Municipal de Educação do Porto, entre outros.
É ainda coautor do Livro: “Em Busca do Equilíbrio: A Integração de Alunos Deficientes no Ensino Regular” e autor de diversos artigos publicados em livros, revistas e atas de encontros científicos. Está representado em várias antologias poéticas e coordenou e prefaciou várias publicações em temáticas diversas. Foi dirigente associativo; é sócio honorário de diversas instituições e recebeu cerca de vinte condecorações, homenagens e distinções.
Formação Académica:
Diretor do Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo
Coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável
Cardiologista, especialista em miocardiopatias com reconhecimento nacional e internacional.
Presidente do Centro Académico Clínico ABC – Algarve Biomedical Center desde a sua criação em 2016 até à atualidade, tendo com a gestão da sua direção transformado o ABC numa referência nacional e internacional. (O ABC é já uma referência na área de investigação translacional e clínica, na formação pós graduada e na melhoria dos cuidados de saúde comunitários.)
Possui projetos de grande impacto nacional em marcha como o Projeto ABC-Loulé Active Life, Health & Research, entre o ABC e o Município de Loulé, que cria um cluster de inovação em Biomedicina no Algarve.
Membro fundador e coordenador da rede RePEnSA – Rede Portuguesa do Envelhecimento Saudável e Ativo.
A nível da investigação salienta-se a criação do ABC-RI, com foco na investigação translacional e clínica do envelhecimento, incluindo as àreas de oncologia, neurociências e cardiovascular. Salienta-se a garnde capacidade de inovação da equipa do ABC, sendo experts em áreas como a realização de RT-PCR (bem visivel no caso do COVID), estudos genéticos, epigenética, cultura e terapias celulares e de tecidos, bem como a área da farmacologia.
Destaca-se ainda a publicação de múltiplos artigos na área das miocardiopatias e outras da cardiologia.
Possui ainda conhecimentos e capacidade de gestão nas áreas clínicas, médica, de investigaçáo e de formação. Cargos que tem desempenhado com sucesso.
Gestor de qualidade de unidades de saúde e académica, sendo auditor sénior da ACSA, com participação na avaliação de múltiplas unidades de cuidados de saúde em Portugal e desde 2020 das redes de referência europeias.
Destaca-se ainda o cargo de Membro Convidado da Comissão Executiva da Comissão de Avaliação das Tecnologias de Saúde do INFARMED e Coordenador da Unidade da Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Alentejo, ambos desde 2016.
Coordenadora do departamento de desenvolvimento e inovação, do Centro Nacional de Cibersegurança
Neste Centro tem a responsabilidade das áreas de Sensibilização, Formação e Treino, Conhecimento situacional, Desenvolvimento de capacidades de organizações e Comunicação e Imagem. Representante (alternate) no Management Board e Nacional Liason Officer da ENISA. Iniciou a sua carreira profissional como consultora e gestora de projetos em software de gestão. Enquanto freelancer da Microsoft, evangelizou professores a utilizar as TIC na sala de aula e apoiava os professores, através de formações, conferências, seminários e webcast, na utilização de software/aplicações para as suas aulas e conteúdos específicos.
Mestre em Segurança da Informação e Direito do Ciberespaço (IST e Faculdade de Direito do Universidade de Lisboa), tendo desenvolvido a sua dissertação sobre o fator humano na cibersegurança, tem Pós-graduação em Sistemas de Informação (POSI) e licenciatura em Informática de Gestão.
Docente em algumas instituições de ensino e tutora e evangelizadora a estudantes e profissionais que estão em processo de reconversão profissional, em particular ao género feminino.
Representante Regional do Centro Portugal Inovação Social – Portugal 2020 / Portugal 2030
Formada em Gestão de Recursos Humanos e em Gerontologia. Cuidadora de quem precisa. Maestrina. Missionária. Incansável defensora da justiça e do amor. Ri por tudo e por quase nada. Juntou-se ao Portugal Inovação Social, onde hoje pode ser um pouco jornalista, um pouco psicóloga e um pouco gestora, como já tinha ambicionado, tencionando descobrir, motivar e acompanhar projetos que transformam as comunidades e o mundo.
No passado esteve ligada ao IEFP com várias funções como:
Diretor executivo Centro para a Economia e Inovação Social
Com larga experiência em gestão, como sócio e colaborador em empresas como:
Formação Académica: